Artigos com modelos de bancos de dados

BD2
Muita gente que está começando a trabalhar com banco de dados procura modelos prontos para ter uma base de início. Pensando nisso escrevi diversos artigos para a revista SQL Magazine com modelos de dados prontos. Nestes artigos não só apresento os modelos, mas também descrevo o cenário e explico como aplicar refinamentos e abstrações para que o modelo final fique adequado, seja ele um modelo para OLTP ou para cubos OLAP. Segue uma pequena lista dos artigos que já escrevi sobre modelagem para a revista SQL Magazine. Infelizmente, é preciso ser cadastrado na DevMedia (editora responsável pela revista SQL Magazine) para acessar o conteúdo.

Modelando redes sociais – Parte 1. Publicado em fevereiro de 2007 na edição número 39 da revista SQL Magazine. Este artigo meio que foi inspirado pela febre de redes sociais no Brasil, particularmente pelo Orkut. Destaque para as formas de visualização dos grafos apresentadas.

Modelando redes sociais – Parte 2. Publicado em março de 2007 na edição número 40 da revista SQL Magazine. Aqui efetivamente apresentei a modelagem e comentei rapidamente sobre alguns algoritmos utilizados para obter informações na base de dados de rede social modelada.

Estudos de Caso – Projeto de Bancos de Dados para Controle de Acesso. Publicado em julho de 2008 na edição número 55 da revista SQL Magazine. Um artigo simples com um modelo bem simples, mas que pode ser estendido.

Estudos de Caso – Projeto de Bancos de Dados para Reclamações. Publicado em agosto de 2008 na edição número 56 da revista SQL Magazine. Me diverti muito escrevendo este artigo, especialmente com a piada relacionada à empresa ACME.

Estudos de Caso – Projeto de Bancos de Dados para Comunidades de Jogos OnLine. Publicado em novembro de 2008 na edição número 59 da revista SQL Magazine. Apesar de escolher um jogo de xadrez como base para o cenário de modelagem o modelo final pode ser utilizado por outros tipos de jogos.

Estudos de Caso – Projeto de Bancos de Dados para integração com a base de dados de CEPs. Publicado em dezembro de 2008 na edição número 60 da revista SQL Magazine. Um dos artigos de modelagem mais interessantes que escrevi, pois há pouco conteúdo que aborda a base de dados do DNE.

Estudo de Caso – Projeto de Banco de Dados para Assistência Técnica. Publicado em junho de 2009 na edição número 65 da revista SQL Magazine. Este modelo de dados foi criado depois de lembrar que há muito tempo atrás um colega teve sérios problemas com o banco de dados de um sisteminha para o controle de ordens de serviços de sua assistência técnica.

Estudos de caso – Projeto de Banco de Dados para Controle de Frota. Publicado em outubro de 2009 na edição número 69 da revista SQL Magazine. Este modelo surgiu de uma situação muito comum em empresas que emprestam veículos para os seus funcionários.

Estudos de caso – Projeto de Banco de Dados Multidimensional para um sistema de logística. Publicado em fevereiro de 2010 na edição número 72 da revista SQL Magazine. A minha estreia de modelos multidimensionais. Não estava bem certo do como o público reagiria, uma vez que há pouca variação nos modelos multidimensionais prontos que encontrados na literatura.

Estudos de caso – Projeto de Banco de Dados para Reembolso. Publicado em março de 2010 na edição número 73 da revista SQL Magazine. Este modelo foi baseado em um sistema que tive que dar manutenção em uma consultoria. Destaque para o uso de fluxogramas para explica como funcionam as etapas do processo de reembolso.

Estudos de caso – Projeto de Banco de Dados para Condomínios. Publicado em abril de 2010 na edição número 74 da revista SQL Magazine. Este modelo surgiu de uma conversa com um colega sobre as brigas que acontecem quando se participa de uma reunião de condomínio.

Projeto de Banco de Dados para Campanhas Publicitárias. Publicado em dezembro de 2010 na edição número 82 da revista SQL Magazine. Este modelo é uma tentativa de tentar organizar a mensuração de resultados de campanhas publicitárias, algo que não é muito bem organizado em agências de propaganda, sejam elas digitais ou não.

Análise do modelo de dados do WordPress, Joomla, Drupal e Magento. Publicado em abril de 2011 na edição número 86 da revista SQL Magazine. Aqui não apresento um modelo criado por mim, mas faço vários comentários em relação aos modelos de dados de quatro CMSs prontos e que tem muito o que melhorar.

Um modelo para visualização de dados em blogs. Publicado em fevereiro de 2012 na edição número 96 da revista SQL Magazine. Outro modelo OLAP que surgiu após a minha participação em uma hackathon.

Quem se interessa por este tipo de conteúdo também pode gostar do episódio do DatabaseCast número 24 onde conversei sobre modelagem de dados com meus colegas Wagner Crivelini e Ricardo Rezende.



Esta entrada foi publicada em DatabaseCast, Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Artigos com modelos de bancos de dados

  1. Diego disse:

    Mauro, muito legal a compilação de posts. Cheguei aqui exatamente quando buscava algo relacionado ao que o pessoal estava fazendo para modelar redes sociais.

    Sö que acabei de ver que seu post na SQL Magazine é só pra quem é assinante. Não teria como disponibilizar pra gente ?

    Abs

  2. pichiliani disse:

    Olá Diego,

    Infelizmente não é possível, pois não tenho como controlar o acesso ao conteúdo que produzo para a Devmedia, uma vez que o material é deles e não mais meu.

    Mauro Pichiliani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *