Artigos para concurseiros na área de banco de dados

concuros-111112
Existem muitos concursos públicos que pedem conhecimento de banco de dados. Como estes concursos não são tão comuns quantos outros (área jurídica, administrativa, etc) é difícil encontrar material sobre este assunto e praticamente não há cursinhos especializados.

Já faz algum tempo que comecei a escrever artigos para a revista SQL Magazine abordando este tópico através da correção de questões relacionadas à banco de dados. Segue uma pequena lista dos artigos que já escrevi. Infelizmente, é preciso ser cadastrado na DevMedia (editora responsável pela revista SQL Magazine) para acessar alguns dos artigos, mas ainda assim recomendo para quem está se preparando para a prova de um concurso público que exija algo relacionado a banco de dados.

Questões de Banco de dados do concurso do BNDS – Parte 1. Publicado em abril de 2006 na edição número 30 da revista SQL Magazine. Este foi o primeiro artigo que escrevi sobre este conteúdo. Nem eu e nem o editor saberíamos o que os leitores iriam achar deste conteúdo.

Questões de Banco de dados do concurso do BNDS – Parte 2. Publicado em maio de 2006 na edição número 31 da revista SQL Magazine. Nesta segunda parte o destaque vai para uma questão subjetiva que pedia para a criação de instruções SQL que produzir o resultado de operações de álgebra relacional como projeção, interseção e divião.

Questões de banco de dados do concurso do DATAPREV. Publicado em fevereiro de 2007 na edição número 39 da revista SQL Magazine. Uma prova muito fácil com questões onde o candidato deveria indicar apenas verdadeiro ou falso. A questão mais difícil era aquela que pedia para montar uma instrução SQL para a criação de uma tabela com quatro colunas.

Questões de banco de dados do concurso da ELETRONORTE. Publicado em agosto de 2007 na edição número 45 da revista SQL Magazine. Prova muito bem balanceada, mas com alguns deslizes nos enunciados e detalhamento de tabelas. Vale o destaque para questões de mineração de dados.

Questões de banco de dados do concurso da ELETRONORTE – Segunda aplicação. Publicado em setembro de 2007 na edição número 46 da revista SQL Magazine. Raramente temos uma segunda aplicação da prova de um mesmo concurso, mas este foi o caso devido à problemas de quebra de sigilo da prova. As questões foram muito parecidas com a primeira aplicação, com destaque para a falta de cobrança de conteúdo sobre o bancos de dados comerciais com o SQL Server, Oracle, MySQL e PostgreSQL.

Questões de banco de dados do concurso da PETROBRAS. Publicado em dezembro de 2007 na edição número 49 da revista SQL Magazine. Destaque para três questões com enunciados muito confusos que abrem margem para diferentes interpretações e recurso para anular as questões.

Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público da União – Parte 1. Publicado em abril de 2008 na edição número 52 da revista SQL Magazine. Este foi um dos concursos mais difíceis que já vi. As questões incluíram aspectos teóricos (formais normais), conceitos de hardware, algoritmos, álgebra relacional e aspectos técnicos do Oracle. Destaque para uma questão com enunciado confuso e outra questão com uma palavra escrita errado o que prejudicou os candidatos.

Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público da União – Parte 2. Publicado em maio de 2008 na edição número 53 da revista SQL Magazine. Nesta segunda parte do concurso tivemos mais conteúdo de Oracle, PostgreSQL, MySQL e instruções SQL. Novamente, a dificuldade foi bem elevada em relação a outras provas.

Questões de banco de dados do concurso da Eletrobrás. Publicado em abril de 2009 na edição número 64 da revista SQL Magazine. Este concurso teve muitas questões teóricas de álgebra relacional, algumas instruções SQL com foco no SQL Server 2000 e duas questões discursivas muito fáceis.

Questões de banco de dados do concurso da PRODEST. Publicado em agosto de 2009 na edição número 67 da revista SQL Magazine. Questões focadas em SQL Server e Oracle com algum conteúdo de teoria de banco de dados. Em geral uma prova fácil com questões do tipo certo/errado.

Questões de banco de dados do concurso do IPEA – Parte 1. Publicado em outubro de 2009 na edição número 69 da revista SQL Magazine. A ideia para a correção desta prova veio do leitor Lucas Benevides que passou neste concurso e assina o artigo comigo. Prova difícil, com questões muito teóricas e até certo ponto arcaicas, como a questão que mostrou a tela de um terminal contendo um relatório do tipo daqueles que se tem que programar a exibição de linhas e colunas. Muitos candidatos entraram com recursos em diversas questões deste concurso foram eliminadas.

Questões de banco de dados do concurso do IPEA – Parte 2. Publicado em novembro de 2009 na edição número 70 da revista SQL Magazine. Esta segunda parte teve questões mais técnicas de Oracle, SQL Server e DB2 destacando algumas questões cobrando aspectos de BI e OLAP.

Questões sobre banco de dados do concurso do TRE do Paraná. Publicado em abril de 2010 na edição número 74 da revista SQL Magazine. Esta prova se concentrou em questões com conteúdo de modelagem e SQL abordando o Oracle. Destaque vai para uma questão que discordei do gabarito oficial e, na minha opinião, acredito que deveria ser anulada.

Questões sobre banco de dados do concurso do IBGE. Publicado em setembro de 2010 na edição número 79 da revista SQL Magazine. As questões se concentraram no uso do PL/SQL do Oracle e aspectos de modelagem. Destaque para uma questão dissertativa que apresentou um modelo de dados e colocou 8 instruções SQL do candidato a partir deste modelo.

Questões de banco de dados do concurso da PETROBRAS (2010). Publicado em maio de 2011 na edição número 87 da revista SQL Magazine. Mais uma prova para trabalhar na PETROBRAS que cobrou muitos conceitos de modelagem de dados e instruções SQL padrão ANSI. Alguns erros em enunciados e um novo formato de questões também são destaques desta prova.

Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público (2010) – Parte 1. Publicado em junho de 2011 na edição número 88 da revista SQL Magazine. Esta prova teve questões do tipo certo/errado com alguns enunciados em inglês e outros em português. Muitos aspectos teóricos, de modelagem e sobre BI, OLAP e Data Warehousing foram cobrados. Houveram tantas questões anuladas neste concurso que a que a fundação responsável pela prova emitiu um documento contendo 29 páginas de recursos deferidos para todos os cargos do concurso.

Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público (2010) – Parte 2. Publicado em julho de 2011 na edição número 89 da revista SQL Magazine. A segunda parte da correção abordou questões de modelagem, instruções SQL, RAID, Oracle, PostgreSQL e MySQL. Destaque: muitos conceitos restritos da área acadêmica e pouco utilizados na prática.

Questões de banco de dados do concurso da PRODAM (2012) . Publicado em julho de 2012 na edição número 101 da revista SQL Magazine. Prova com algumas questões teóricas e conteúdo dividido entre aspectos administrativos e de implementação focando no MySQL e no SQL Server. Destaque para questões com enunciado em inglês. Mais uma vez, houve uma questão com enunciado ambíguo e abre margem para a anulação.

Questões resolvidas do concurso da PRODAM. Publicado em setembro de 2012 na edição número 103 da revista SQL Magazine. Uma das provas mais bem balanceadas entre prática e teoria que já corrigi, esta prova teve muito conteúdo do Oracle, MySQL e SQL Server. O destaque é que não houve nenhuma questão que cobrou instruções SELECT.



Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Artigos para concurseiros na área de banco de dados

  1. Cristiane disse:

    Olá! Esse concurso do MP-PR Analista Banco de Dados . Será feito pela ESPP. No edital tem muito oracle o que acha sobre isso? Conhece a banca?

  2. pichiliani disse:

    Olá Cristiane,

    Bem, eu não conhecia o concurso. Dei uma olhada no edital e parece OK. Vamos aguardar para ver as questões e talvez eu possa corrigir esta prova para um artigo da SQL Magazine.

    Mauro Pichiliani

  3. Pingback: DatabaseCast: Banco de dados no setor público -

  4. Pingback: DatabaseCast #58: Banco de dados no setor público | Blog do Mauro Pichiliani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *