Calendário de eventos para desenvolvedores

http://ezkibel.tumblr.com/image/43880143148

O estereótipo do desenvolvedor antissocial que trabalha isolado está cada vez mais difícil de se encontrar. Neste post vou falar um pouco sobre eventos, calendário e preparação para quem desenvolve software e quer se encontrar com a sua turma.


Atualmente existem muitos eventos presenciais e virtuais voltados para desenvolvedores de software ou interessados na área. Lembro que quando comecei a programar infelizmente não haviam tantas comunidades, conferências, meetups, workshops, hackathons e outros tipos de reuniões de pessoas que entendiam de programação e desenvolvimento de software.

Figura3_2014_Dev_Conf-Room_Julius

Do ponto de vista de participação, é muito importante saber convencer líderes técnicos, gerentes, diretores e outros tomadores de decisão na empresa a investir na participação, patrocínio e presença em eventos. Esta atitude ajuda muito a elevar o nível técnico da equipe de desenvolvimento e evita aquele cenário onde os desenvolvedores não recebem nenhum tipo de investimento intelectual e ficam isolado das novas tecnologias que estão sendo discutidas e utilizadas no mercado, inclusive pelos concorrentes.

Uma vez que existem muitos eventos deste tipo, faz muito sentido para o desenvolvedor montar sua agenda e se organizar para participar dos eventos que mais lhe interessam. Recomendo investir um pouco de tempo montando esta agenda pelo menos duas vezes por ano, pois muitos dos eventos são periódicos e geralmente os mais importantes acontecem uma vez por ano.

Também é importante destacar que alguns destes eventos solicitam a participação dos integrantes por meio de chamadas de trabalho, os famosos Call for papers (CFP). Existe também a modalidade de chamada para palestras indicada pelo termo Call for Talks. De qualquer maneira, esta oportunidade para contribuir com conteúdo é muito interessante e possui vários benefícios, incluindo a possiblidade de encontrar interessados, o treinamento na habilidade de apresentação e todo o trabalho de preparação do conteúdo a ser apresentado. Sem falar na oportunidade de ser reconhecido na área e marcar presença como alguém que entende de um assunto específico.

Figura2_call-for-papers2Outro detalhe interessante a ser destacado quando o calendário pessoal do desenvolvedor for montado é a decisão sobre qual evento participar ou não. Dependendo dos interesses, é facilmente possível preencher praticamente todo o final de semana de um ano com eventos. Portanto, o desenvolvedor deve praticar um pouco de desapego e marcar no seu calendário quais são os principais eventos que mais lhe interessam e se planejar para se organizar e definir quais eventos e como ele vai participar deles.

Destaco que aqui no Brasil são diversos os eventos que abordam várias tecnologias voltados para desenvolvedores. Eu gosto de incluir nesta lista o FISL , o Latinoware, a Campus Party, o TDC e o iMasters Itercon como principais eventos gerais, mas existem muitos outros. Isso sem contar as conferências acadêmicas da área da computação que geralmente são anuais e contém muito conhecimento teórico específico, pontual e avançado.



Na lista de eventos para desenvolvedores também podemos destacar os lançamentos de certas tecnologias de algumas empresas importantes. Estes eventos geralmente são no exterior e, mesmo que não seja possível participar deles, o desenvolvedor deve se programar para ler algum tipo de resumo, assistir o evento on-line quando possível e ficar a par do que foi apresentado. Google I/O, o WWDC da Apple, Oracle Open World da Oracle e o Build da Microsoft são alguns eventos onde lançamentos importantes voltados para os desenvolvedores são apresentados.

É importante destacar que em certos eventos o desenvolvedor deve saber aplicar um filtro e conseguir detectar até que ponto a palestra/conversa é técnica e agrega algo, uma vez que muitas vezes certas palestras são recheadas de conteúdo de marketing ou negócios e deixam muito a desejar na parte técnica de interesse aos desenvolvedores.


O calendário do desenvolvedor também deve contar um espaço para eventos mantidos pelas comunidades focados em tecnologias específicas. Exemplos: SQL Saturday para o SQL Server, GUOB TechDay para o Oracle, JavaOne para Java, DefCon para segurança, BrazilJS para JavaScript, PHP Conference do PHP, MobileBrazil para mobile, dentre muitos outros. Figura4_defcon-logoPara finalizar, é importante que ao participar de um evento como este o desenvolvedor deixe um pouco de lado a sua timidez e vá conversar com as pessoas. Mesmo que você não entenda muito sobre um assunto, procure entrar na “rodinha” de conversar e aprender algo. Talvez você possa contribuir com algum conhecimento também e ser notado por alguém que no futuro possa gerar algum tipo de oportunidade (comercial ou não). Ou mesmo que sabe começar uma amizade.

Esta entrada foi publicada em Programação e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Calendário de eventos para desenvolvedores

  1. Boa lista! Eu acrescentaria o QCon da InfoQ, que conta também com edições nacionais em SP e no Rio. Fala-se muito de arquiteturas de referência, DevOps, Big Data e UX. O de SP em 2016 será no final de março http://qconsp.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *