Campeonatos de Inteligência Artificial em jogos

Ref: Figura1Capa_robot_box_by_morriperkele_Ref_httpmorriperkele.deviantart.comartRobot-Box-176161202

Ref: Figura1Capa_robot_box_by_morriperkele_Ref_httpmorriperkele.deviantart.comartRobot-Box-176161202

A IA (Inteligência Artificial) possui várias área de aplicação e recentemente muitas pessoas estão começando a se aventurar nas tecnologias associadas com a IA. Neste post vou falar um pouco sobre como o aprendizado desta complicada disciplina pode ser facilitado através de competições e campeonatos de IA em games.

Antes de começar é importante destacar que quando falamos de IA em games devemos fazer um parênteses importante. A rigor, os comportamentos de personagens, NPCs, cenário, chefes de fase e outros elementos de um game não seguem os conceitos clássicos de IA, pois geralmente estes comportamentos são criados a partir de scripts e ações pré-determinadas acontecendo em momentos determinísticos ou aleatórios.

Contudo, isto não quer dizer que não podemos aplicar a IA em games. De fato, existem diversas maneiras de se fazer isto e neste post vou me concentrar no desenvolvimento de IA para jogar games. Acredito que esta abordagem educacional pode incentivar muitos estudantes a se aprofundar na área, sem contar o aprendizado que vai ser ganho ao tentar desenvolver algo para um campeonato de IA.

Atualmente existem muitos campeonatos on-line e off-line de IA para games. Em geral, o objetivo é criar algum tipo de software que interaja com outras IAs dentro do ambiente do game. Do ponto de vista prático, participar de um campeonato desses pode ajudar a incentivar alunos no aprendizado de conceitos, técnicas, e até novas linguagens de programação. Mesmo se nenhuma premiação foi alcançada acredito que ainda assim vale a pena pelo menos participar destes eventos virtuais.

Em relação aos games, já existem muitos campeonatos de IA que exploram diversos gêneros. Talvez o mais famoso deles seja a RoboCup, que incentiva a criação de robôs (tanto físicos como virtuais) para jogar uma partida simulada de futebol. O vídeo abaixo discute um pouco sobre isso e indico os workshops e palestras  da última Campus Party que ensinaram passo a passo como instalar os softwares necessários e criar IAs simples para o simulador da RoboCup

Jogos clássicos também possuem campeonatos de IA. Por exemplo, o famoso Mário possui um interessante campeonato que que, entre outras categorias, disputa o quão rápido um nível deste jogo de plataforma pode ser percorrido. Eu destaco para os papers que foram gerados a partir dos estudos e da IA que foi criada para o campeonato, o que pode incentivar alunos a seguir na área de pesquisa em IA.

https://www.youtube.com/watch?v=j7ckTMLIwpE

Outros tipos de games também possuem campeonatos. Alguns exemplos:

https://www.youtube.com/watch?v=LjSXj4cb_Yo



Além destes sites/plataformas com campeonatos, é possível encontrar eventos que contam com campeonatos de IA isolados. Por exemplo, a IBM patrocinou o Code Rally Challenge, um interessante jogo 2D de carrinhos. Deu até um pouco de vergonha alheia assistindo o vídeo abaixo que eles criaram para divulgar este campeonato….

Esta entrada foi publicada em Programação e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *