Conferências onde eu gostaria de palestrar

Fonte: http://bit.ly/1ShLtrI

Fonte: http://bit.ly/1ShLtrI

Eu já tive a oportunidade de participar de diversas conferências na área da computação, sejam elas nacionais ou internacionais. Neste post vou falar sobre algumas conferências que eu ainda não participei, mas que gostaria muito de apresentar algum trabalho.

Figure2_attendee-perspective-header

A área da computação é cheia de eventos técnicos ou não. Em geral, os eventos técnicos que contam com palestras voltadas para o público desenvolvedor são os que mais me interessam, pois nestes encontros eu sempre aprendo algo e acabo fazendo bons contatos.

A participação em conferências técnicas basicamente se resume a dois modos não exclusivos: ou você é a audiência ou participa como palestrante. Na maioria das vezes eu participo como palestrante para demonstrar algum trabalho que eu tenha realizado ou algo que estou estudando/pesquisando.

Nas conferências, eventos e encontros da comunidade é comum que haja algum tipo de processo de seleção para a participação, algo como um Call for Papers (chamada de trabalhos), Call for Presentations ou similar. Este tipo de processo pode ser mais ou menos rígido dependendo da conferência. Já falei um pouco sobre isso e outros aspectos das conferências acadêmicas no episódio do DatabaseCast que falou sobre banco de dados na academia.

Mas enfim, voltando ao assunto do post, vou lista aqui quatro conferências que eu acredito serem de ótima qualidade e que gostaria de participar como um palestrante algum dia, desde que eu tenha algo relevante e importante para contribuir com a respectiva comunidade.

The ACM Conference of Computer Human Interaction (CHI)

Figura3_CHI_logo

A CHI é a principal conferência internacional relacionada a interação de computadores e humanos. E o termo interação aqui é amplo, ou seja, ele abrange uma grande quantidade de tópicos. Já tive a oportunidade de participar uma vez desta conferência como audiência, e realmente fiquei muito impressionado pela quantidade de ideias, criatividade, inovação e imaginação no que foi apresentado lá. Apesar de ser um pouco fora da minha área e ser muito difícil conseguir publicar um paper lá (taxa de aceitação de trabalhos em torno de 20%), eu realmente gostaria de participar como um palestrante algum dia.

The ACM Conference of Computer-Supported Cooperative Work and Social Computing (ACM CSCW)

Figura4_CSCW-LogoA conferência ACM CSCW aborda diversos tópicos da minha área de pesquisa e, sem nenhum constrangimento, eu assumo que tenho um sonho de publicar um paper nesta conferência. Os tópicos envolvem diversas linhas de pesquisa que estudam como a tecnologia pode ajudar as pessoas a trabalharem junto, incluindo diversos sistemas, aplicações e estudos nos mais diferentes contextos.

DefCon

Figura5_DEF CON 20 Hacking Conference Artwork By Mar - Logo with CharactersA DefCon não é exatamente uma conferência acadêmica, porém o nível das palestras técnica é muito alto. Focada em diversos aspectos de segurança, esta é a principal conferência para todos os tipos de Hacking. O destaque vai para os eventos “paralelos” desta conferência, como os campeonatos de Capture de Flag, os workshops e os diversos eventos que a comunidade produz.

Capturing the FlagTED

Figura6_TED_logo_rgb1

Eu sei, o TED é uma conferência que ganhou muita popularidade recentemente e não é exatamente técnica, mas eu vejo um apelo muito forte nas palestras voltadas para a tecnologia que apresentam inovações. Apesar desta conferência ser cada vez mais criticada devido as palestras do tipo “como salvar o planeta com uma ideia que eu tive e você não”, sei que existem diversos eventos que levam a marca TED e que se consideram independentes e acredito que se um dia eu tiver uma palestra/conteúdo/inovação que seja digno de uma palestra em um evento TED oficial isso seria um dos pontos altos da minha carreira.



Esta entrada foi publicada em Evento e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *