DatabaseCast 60: Currículo de DBA

VitrineDatabaseCast60

Olá, pessoal! Neste episódio do DatabaseCast, Mauro Pichiliani (Twitter | Blog), Wagner Crivelini (@wcrivelini) e os convidados Rodrigo Almeida (@dbarodrigo) e Airton Lastori (@alastori) abrem a caixa de entrada e analisam currículos para a vaga de DBA Oracle, SQL Server e MySQL. Neste episódio você vai descobrir o que colocar em um currículo para vagas de DBA júnior, pleno e sênior, indicar o quanto quer ganhar, citar sua experiência no condomínio, gastar um tempo no LinkeIn, contar sua história e como (não) mentir no currículo.

Veja também a caneca Datas SQL com a sintaxe para manipulação de datas no Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL.

FINAL_FotoColocaoReal

Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando um e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast, vendo informações de bastidores e as músicas do programa no nosso Tumblr e curtindo a nossa página no Facebook e no Google+.

feed-rss1

Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

GraficoTamanhoDatabaseCastEpisodio60

Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos e-mails, comentários e tweets do episódio anterior:

TagCloudEp60

Livro Conversando sobre Banco de dados do Mauro Pichiliani (Impresso e PDF, EPUB e MOBI)

Você pode comprar a camiseta com estampa fractal Fluxo Matrix e Sonho Fractal diretamente neste link. Veja também:

Links do episódio:



Reproduzir
Esta entrada foi publicada em DatabaseCast, Podcast e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a DatabaseCast 60: Currículo de DBA

  1. olá, meu nome é Leandro de Araujo Teixeira,
    Sou graduado em engenharia da computação.
    Mestre em Computação aplicada na área de pesquisa de ponto flutuante e co-processadores matemáticos
    Doutor em Computação com pesquisas na área de números quânticos

    Antes de mais nada sou fã do cast gosto muito, posso dizer que sou sênior em ouvir (já ouvi 2 ), só fiquei um pouco impressionado com a rapidez em apresentar o pré-conceito dos participantes quando se fala de idade, posso citar um exemplo bacana Procurem por Maujor o dinossauro do CSS que depois de aposentado iniciou em estudar CSS e se tornou uma das referencias mundiais no assunto.
    E antes que digam que existem casos e casos digo que mesmo que não se tenha um conhecimento técnico ta bom a experiencia e calma adquirida com a idade ajuda muito em uma equipe jovem.
    Creio que qualquer líder deve considerar equilibrar as skills da equipe não adianta ter um monte de estrelas se não sabem jogar junto, profissional que desagrega a equipe mercenário que vive pulando de galho em galho atrás de preenche currículo e salario.
    Quando a graduação como citado, creio que não vale nada na contratação pelo menos na minha empresa, posso citar 10 graduações em ciências da computação onde o graduado depois de formado não sabe descrever o que é orientação a objeto ou mesmo por que banco de dados relacional é relacional e não estou falando de universidades baratas não.
    Tenho um hacker space chamado Fundação e praticamos a educação compartilhada e o que vem de “formados sem saber quase nada e querendo se preparar para um cargo de Gerente”.

    Quanto a estudar diversos assuntos, hoje trabalho com .net no HC da FMUSP mais já trabalhei na conectiva e microsoft por isso tenho certificações LPI/RCHE/MCSE/MCDBA/CCNA/CCNP mesmo não tendo nunca trabalhado com alguma delas e digo por experiencia própria isso incomoda e as vezes dificulta na hora de arrumar um “trampo” pois em varias entrevistas senti que o entrevistador se recente de eu ter melhor formação que ele.

    Obrigado
    Leandro de Araujo Teixeira
    “Decupe o texto desleixado mais estou no metro e no celular e já estou velho e com as mão tremendo”

  2. Valdir disse:

    Prezados, tudo bem? Apesar de não trabalhar com Banco de Dados, gosto bastante de ouvir podcast e acabei descobrindo o databasecast. Parabéns a todos os envolvidos.
    Já indiquei o cast para alguns DBAs.

    Gostaria de indicar um tema: Segurança da Informação aplicado ao Banco de Dados.

    OBS.: Não sei o motivo pelo qual o Feed do meu agregador de podcast do Android esta demorando para atualizar, esse episodio por exemplo saiu em 31/08/2015 e somente agora apareceu no meu agregador de podcast, utilizo o PocketCast.

    Abraços e vida longa ao podcast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *