DatabaseCast 72: Ecossistema Hadoop

VitrineDatabaseCast72Olá, pessoal! Neste episódio, Mauro Pichiliani (Twitter | Blog), Wagner Crivelini (@wcrivelini) e e o convidado Felipe Gasparini trocam receitas de sopas e miojo que levam o ingrediente Hadoop. Neste episódio você vai aprender é o Hadoop, HFS, Map/Reduce, Yarn, Pig, Hive, Spark, HBase, Zookeper, Mahout, RedShift, Storm e outros softwares que compõe o ecossistema do Hadoop. Mas não se esqueça de distribuir seus dados, se preocupar com o link e com as falhas da nuvem.

LANÇAMENTO: Livro do banco de dados NoSQL MongoDB escrito pelo Mauro Pichiliani!

CAPA_REDUZIDACompre aqui a versão digital (EPUB) na Amazon. No Clube de Autores temos também a versão digital e impressa.

Segunda turma do curso presencial de introdução ao machine learning com Python ministrado pelo Mauro Pichiliani

Veja aqui mais detalhes da segunda turma do curso presencial de introdução ao machine learning ministrado pelo nosso co-produtor Mauro Pichiliani. Façam logo sua inscrições, pois as vagas são limitadas e estão para acabar!

 



Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando um e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast, vendo informações de bastidores e as músicas do programa no nosso Tumblr e curtindo a nossa página no Facebook e no Google+ e assistindo aos nossos episódios no YouTube. Acesse o feed RSS do DatabaseCast neste link.

 

Loja do DatabaseCast no Zazzle

Compre a caneca Datas SQL com a sintaxe para manipulação de datas no Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL! Você também pode comprar a camiseta com estampa fractal Fluxo Matrix e Sonho Fractal diretamente neste link.

feed-rss1Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

GraficoTamanhoEp72

Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos e-mails, comentários e tweets do episódio anterior:

TagCloudEp73

Links do episódio:

Play
Esta entrada foi publicada em DatabaseCast, Podcast e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a DatabaseCast 72: Ecossistema Hadoop

  1. Viviane Nunes disse:

    Pessoal, não sei se o problema acontece apenas comigo, não estou conseguindo baixar o arquivo.

  2. Viviane, realmente havia um problema que já foi acertado. Obrigado por nos contar!

  3. Carlos Henrique Pereira Gonçalves disse:

    Ahhh é aqui que vcs estão se escondendo, bem que meu feed do imasters não atualizava… pronto já baixei os episódios atrasados e logo mais eu ouço. abç

  4. Raquel disse:

    Também não consegui baixar o arquivo.

  5. Itamar Santos de Souza disse:

    Olá Mauro Pichiliani e Wagner Crivelini.

    O cast é fantástico, mantendo o alto nível de qualidade que já se fez costumeira.

    Acabei recentemente a “maratona”, e tirando o aúdio que ocasionalmente deixa a desejar, torna-se irrelevante em vista do assunto abordado.

    Gostaria de sugerir abordarem um tema de Banco de Dados com Python ou Big Data com ferramentas estatísticas, por exemplo “R”.

    Já ouviram ou leram muito isso, mas não posso deixar passar a oportunidade de também dizer parabéns pelo trabalho que fazem.

    Desde já agradeço.

  6. Ramires disse:

    Bem amigos,,,

    Mais uma vez uma excelente pod-entrevista, e uma boa explanação do assunto.
    Fico contente em poder tirar um peso da consciência no que diz respeito a aplicação do Hadoop: Conclui após ouvir o pod, que ele não faz sentido para a maioria das aplicações e ambientes que trabalho, o grande ganho da tecnologia é com serviços massivos de grande porte.
    Em tempo: Melhor aqui, de casa própria, o iMaster ultimamente estava muito chato.
    Um grande abraço e até o próximo episódio.

  7. Diego Brocanelli disse:

    De fato uma tecnologia fantástica, mas como bem dito no cast, em alguns casos é utilizado de forma muito equivocada, onde fica nítido que é meramente para enfeitar com um nome bacana no projeto, dando mais dores de cabeça que soluções propriamente dita.

    Excelente episódio parabéns a todos os envolvidos!

  8. marcelo disse:

    Olá Mauro e Wagner

    Primeiramente agradeço mais uma vez pelo cast. Foi fantástico.

    Sempre achei que seria um desafio muito grande sintetizar um assunto tão vasto em um único cast mas o Felipe Gasparini foi muito bem e conseguiu tornar o assunto legal para todos os ouvintes, independentemente do nivel de conhecimento em Hadoop.

    Gostei muito do comentário sobre o “Hype” que algumas tecnologias vêm recebendo ultimamente por causa de marketing. Muitos profissionais esquecem que devem primeiramente agregar valor ao cliente sem que estes corram riscos e acabam escolhendo uma tecnologia por vaidade, ego ou por estar na moda em soluções importantes.

    Parabéns pelo excelente trabalho que fazem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *