DatabaseCast 76: Manutenção de banco de dados

VitrineDatabaseCast76Olá, pessoal! Neste episódio, Mauro Pichiliani (Twitter | Blog), Wagner Crivelini (@wcrivelini) e o convidado Fabricio Lima (@Fabriciodba) levantam a tampa do servidor para falar sobre manutenção de banco de dados. Confira neste episódio quais são os principais pontos a serem observados durante a manutenção, porque backup é encarado como parte do dia a dia, a dor de cabeça de um log de transações pode gerar, o que colocar no plano de manutenção e como ficar preocupado com algo que já deu problema.

Livro do banco de dados NoSQL MongoDB escrito pelo Mauro Pichiliani!

CAPA_REDUZIDACompre aqui a versão digital (EPUB) na Amazon. No Clube de Autores temos também a versão digital e impressa.

 



Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando um e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast, vendo informações de bastidores e as músicas do programa no nosso Tumblr e curtindo a nossa página no Facebook e no Google+ e assistindo aos nossos episódios no YouTube. Acesse o feed RSS do DatabaseCast neste link.

 

Loja do DatabaseCast no Zazzle

Compre a caneca Datas SQL com a sintaxe para manipulação de datas no Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL! Você também pode comprar a camiseta com estampa fractal Fluxo Matrix e Sonho Fractal diretamente neste link.

feed-rss1Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

GraficoTamanhoEp76Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos e-mails, comentários e tweets do episódio anterior:

TagCloudEp76

 
Play
Esta entrada foi publicada em DatabaseCast e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a DatabaseCast 76: Manutenção de banco de dados

  1. Claudinei Rangel disse:

    Bom dia pessoal. Já acompanho o trabalho do Fabricio que recorro sempre no aperto, e as dicas irão ajudar muito. Eu estou entre os Dbas que fazem testes de restore frequentemente, graças a Deus. Mas nem sempre foi assim, comecei depois de alguns apertos que tive no Servidor Sql que um dia travou, e ao reinicair todos os meus bancos ficaram fora.
    Meus backups são feitos de 15 em 15 minutos em Storages, e crio um arquivo Full todos os dias as 05:00hs e os diferenciais de 15 em 15 minutos. Teriam outra forma melhor de projetar essa rotina? pra mim sempre atendeu dessa forma.

    Fiquei sabendo do Databasecast através do blog do Fabricio que acompanho. Daqui pra frente ganharam mais 1 seguidor.

    Parabens e um forte abraço.
    Claudinei

  2. Daniel Braga disse:

    Fala pessoal!
    Valeu por mais um episódio!
    Recomendo a galera que chegou aqui agora, ouvir o episódio 40, que tem tudo a ver com esse!
    Abraço galera!

  3. marcelo disse:

    Olá Mauro e Wagner

    Excelente cast mais uma vez. Parabéns pela escolha do convidado.

    Confesso que quando vi o tema do cast automaticamente lembrei do “DBA para-raio”. =]

    Na espera do próximo cast.

    Abraços

  4. Luiz Vitor França Lima disse:

    Mais um excelente episódio! Parabéns pela escolha do tema e do convidado. As rotinas que foram citadas não devem faltar em nenhum banco de dados. Assim como tudo na vida, o banco de dados também precisa de manutenção constantemente.

    Abraço.

    Luiz Vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *