DatabaseCast 80: Planejando a alta disponibilidade

VitrineDatabaseCast80Olá, pessoal! Neste episódio, Mauro Pichiliani (Twitter | Blog), Wagner Crivelini (@wcrivelini) e o convidado Ricardo Rezende (@ricarezende) abrem o caderninho para planejar a alta disponibilidade. Confira neste episódio os principais fatores do planejamento de HA, como fazer um ‘hot swap’ de tabelas, porque é preciso preparar a aplicação para rodar em cluster e como um cluster do Oracle pode funcionar com apenas um nó.

Caneca do DatabaseCast ‘Datas SQL’ já está novamente à venda!

NOVA_CANECA

Livro do banco de dados NoSQL MongoDB escrito pelo Mauro Pichiliani!

CAPA_REDUZIDA

Compre aqui a versão digital (EPUB) na Amazon. No Clube de Autores temos também a versão digital e impressa.

 


 

 

Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando um e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast, vendo informações de bastidores e as músicas do programa no nosso Tumblr e curtindo a nossa página no Facebook e no Google+ e assistindo aos nossos episódios no YouTube. Acesse o feed RSS do DatabaseCast neste link.

Play
Esta entrada foi publicada em DatabaseCast, Podcast e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a DatabaseCast 80: Planejando a alta disponibilidade

  1. Nailson Landim disse:

    ótimo episódio! continuem assim!

  2. Daniel Braga disse:

    Olá pessoal! Obrigado por mais esse episódio.
    Como comentado pelo Wagner, realmente o AlwaysON Availability Groups, presente no SQL Server desde 2012 é uma feature ótima e que já implementei em alguns ambientes com sucesso. Tem a vantagem de poder usar os nós read-olny para backups e extração de dados para relatórios/dw etc…
    A parte engraçada destes projetos de HA, como também citado acho que por todos no episódio, é que já me cobraram HA para banco de dados, e esqueceram totalmente de fazer o mesmo para a aplicação e a infraestrutura onde estes servidores de banco ficavam.
    Abraço pessoal.

  3. Eduardo Amaral Ferreira disse:

    Sensacional o cast sobre o planejamento da alta disponibilidade!
    Após concluir a maratona, incentivado pelo @rportilhoproni com quem sempre aprendo muito… fiquei ancioso esperando este episódio, após o InMemory
    Parabéns @wcrivelini e @pichiliani por sempre difundirem o conhecimento! @ricarezende, sempre muito objetivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *