Hacks de Kinect com código fonte

kinect hack

Sempre que eu vejo um hack de Kinect uma das primeiras coisas que procuro é algum tipo de código fonte ou versão de demonstração para poder testar. Quer dizer, se é que podemos chamar de hack a criação de um pequeno projeto que já tem SDK oficial e uma grande comunidade de usuários. Para quem se interessar existe até um blog que só publica projetos relacionados ao Kinect, o Kinect Hacks. Vou listar alguns dos projetos que despertaram a minha curiosidade e que possuem algum tipo de código fonte que possa ser testado.

Controles de interface na ponta dos dedos


O vídeo acima mostra uma das aplicações do framework Candescent NUI cujo foco é fazer o rastreamento de mãos e dedos utilizando o Kinect. Este projeto é muito interessante, pois ele possui vários exemplos e auxilia quem deseja montar uma mesa multi-toque sem se preocupar com detalhes como luz IR e outros. Outros projetos semelhantes são o Kinect Core Vision e o projeto LKB.

Rastreamento de faces


A nova versão do SDK do Kinect incluiu recursos para auxiliar o rastreamento de faces. As aplicações que utilizarem este recurso podem úties para substituição de faces, biometria, realidade aumentada, análise de sentimentos e outras que podem ser exploradas em diferentes contextos. Este link contém algumas informações e exemplo de código fonte para este tipo de reconhecimento.

Tutorial para iniciantes

Hulk

Quem está começando a trabalhar com o Kinect e procura um tutorial básico eu recomendo este artigo. Além de apresentar aspectos importantes para o desenvolvimento com o Kinect, o artigo explica bem o tipo de esqueleto que o Kinect reconhece.

Múltiplas câmeras e reconhecimento de mãos


Este projeto mostra como é possível combinar mais de um Kinect para fazer o reconhecimento completo de mãos e dedos em uma posição parecida com a digitação em um teclado. Este projeto  me lembrou muito o tipo de interação que o Leap proporciona, porém com algumas diferenças. Destaque para a aplicação na área médica mostrada no vídeo onde um coração pode ser visto em camadas. É possível obter o SDK, uma chave de licença para testes e os detalhes de  como montar o suporte para os dois Kinects na documentação do projeto.

Scanner 3D

Scan

Existem vários projetos de código livre que empregam o Kinect como um scanner 3D como este, este, este, este e este. Apesar destes projetos auxiliarem muito a digitalização, é preciso retocar o modelo em algum software de modelagem 3D para aparar algumas arestas e finalizá-lo.



Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Hacks de Kinect com código fonte

  1. Pingback: Reconhecimento de braços e mãos | Blog do Mauro Pichiliani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *