LANÇAMENTO: Livro sobre MongoDB

CAPADepois de muito sangue, suor e lágrimas finalmente consegui lançar o meu segundo livro! Neste post vou falar um pouco sobre como foi o processo de criação do livro Introdução ao MongoDB.

Quando comecei a estudar diversos conceitos e posteriormente as tecnologias relacionadas com os bancos de dados NoSQL confesso que fiquei um pouco apreensivo. Seria este mais um hype ou teríamos algo sólido e duradouro em nossas mãos? Esta foi uma dentre várias perguntas que fiz a mim mesmo neste período.

Passado algum tempo e com mais confiança nas tecnologias que haviam surgido, comecei a me aprofundar em conteúdo técnico. Logo reparei que estava diante de tecnologias muito inovadoras de diferentes maneiras, algo que é relativamente raro e não muito bem aceito na tradicionalíssima área de banco de dados.

Depois de muito estudo eu comecei a produzir diversos materiais. Em relação ao MongoDB, destaco um curso em vídeo aulas que produzi e que foi publicado para a DevMedia. Este curso abordou de forma prática diversos aspectos básicos sobre este software.

Além disso, fiz questão de conversar com outras pessoas que estavam mais inteiradas sobre este assunto, especialmente aquelas que já conheciam bem o JavaScript e que ficaram muito felizes de poder aproveitar diversos conhecimentos nesta área dentro de um banco de dados que suporta nativamente o formato JSON. O episódio 42 do DatabaseCast falou sobre a história deste banco de dados e foi muito esclarecedor, especialmente para aqueles que ainda tinham dúvidas sobre como e onde utilizar o MongoDB.

rp_VitrineDatabaseCast42.jpgJuntando meus estudos, o curso e o que conversei com o pessoal no podcast resolvi formatar o material em um livro. Obviamente, já existiam alguns livros sobre o assunto, mas resolvi apresentar o conteúdo do meu modo. Isto quer dizer que eu me preocupei em enfatizar no texto uma linguagem acessível e simples para quem não conhece nada sobre o assunto. Além disso, também me esforcei para ser bem prático e didático.

Como resultado, finalizei a produção do livro baseado no MongoDB 3.0 ou superior. Este livro cobre aspectos básicos e é voltado para quem não conhece nada sobre banco de dados. Também destaco que não é preciso pré-requisitos de linguagens de programação para seguir o material, porém recomendo conhecimentos básicos de lógica de programação e JavaScript. Uma vez ou outra eu cito algum comando SQL, porém apenas com o objetivo de comparação.

O livro está sendo vendido em dois formatos: digital (ebook no formato EPUB) e também no formato impresso. Abaixo é possível ver um ‘preview’ de algumas páginas do livro na Amazon.


Um dos objetivos deste material é ser acessível e, por isso ,fiz questão de colocar um preço bem ‘baixo’ na versão digital. De fato, são poucos livros com esta quantidade de páginas que podem ser encontrados na faixa dos R$ 15,00 a R$ 20,00. Além disso, periodicamente as lojas fazem promoções que acabam reduzindo um pouco o valor do material digital.

Review

Para aqueles que já tiveram contato com a obra eu gentilmente peço uma revisão e comentários nas lojas. Assim é possível fornecer um feedback e também auxiliar novos leitores que estejam interessados na obra e ainda possuem dúvidas se vale a pena ou não adquiri-la. O Clube de autores e a Amazon permitem a inserção de comentários e avaliações além de fornecer um ‘preview’ de algumas páginas. De forma semelhante, também peço ajuda para todos na divulgação dos links nas redes sociais (Twitter, Facebook, Linkedin, Google+ e outras).



Para os leitores que adquiriram o material impresso e desejam uma assinatura com dedicatória: eu vou participar do evento InteroxMIX 2016 a ser realizado em São Paulo no dia 19 de novembro de 2016. Nesta ocasião vou gravar com meu colega Wagner Crivelini um episódio do DatabaseCast e dedicar um tempo para conversar com os interessados na obra.

InteropMix_2016

Esta entrada foi publicada em Livro, Programação, SQL e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a LANÇAMENTO: Livro sobre MongoDB

  1. Guilherme disse:

    Bom dia amigo. Li no kindle o 1º cap. Muito bom! Queria sabe se você comenta durante o livro algo sobre design dos documentos. Tipo, boas práticas para se “modelar” em bancos noSQL.
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *