Livros de ficção científica

Capa_Post_SciFi
Quem me conhece bem sabe que eu sempre gostei muito de ficção científica seja no formato de quadrinhos, games, filmes ,séries de TV ou livros. Muito mais que fantasia, romance ou qualquer outro estillo literário. Recemente terminei de ler mais um ótimo livro de SciFi e aproveitei esta oportunidade para escrever este post onde vou comentar três excelentes livros que, de uma forma ou de outra, estão relacionados com a pesquisa e o estudo que estou realizando com dispostivos BCI.

Neuromancer

neuromancer
Começando pelo clássico do gênero cyberpunk, este livro é o primeiro da série conhecida como triologia do Sprawl (o segundo é o Count Zero e terceiro é o Mona Lise Overdrive). O livro é muito bom e foca em vários aspectos, mas o que me chamou à atenção foi como a internet e a interação de um ser humano com o computador é realizada. Entretanto, é preciso compreender muito bem o contexto dos anos 80 para aproveitar melhor a obra. Lembro de ter lido pelo menos duas vezes o Neuromancer (e inglês e português), o que serviu de inspiração para  muitas idéias e projetos.

Ready Player One

Ready-Player-One-Paperback-Cover

Este livro não é muito antigo mas já o considero como um dos clássicos da literatura SciFi. A história é baseada em um futuro não muito distante e discute vários aspectos sociais e tecnológicos, com ênfase em MMORPGs, sociedade, mundos virtuais e outros. Toda a tecnologia descrita me agradou muito e as inúmeras referências culturais dos anos 80 e 90 (onde vivi a minha infância e adolescência) são a cereja do bolo. Para quem quer mais informações recomendo este episódio do podcast MRG que falou sobre o livro.

Old man’s War

old-mans-war-by-john-scalzi

Outro clássico da ficção científica que gerou uma série de livros no mesmo mundo (Ghost brigades, The last colony e Zoe’s tale). A idéia central é discutir a transferência de consciência, mas o autor se aprofunda muito bem em outros temas como exploração espacial, militarismo, aspectos sociais e comportamentais. Vale a pena a leitura de cada página para compreender toda a parte tecnológica e biológica. Com certeza este livro serviu e vai servir de inspiração para muitos pesquisadores, cientistas e pessoas que conseguem aproveitar este tipo de história e as idéias que são apresentadas nela.



Esta entrada foi publicada em Livro, Podcast e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Livros de ficção científica

  1. Pingback: Recomendação de quadrinhos | Blog do Mauro Pichiliani

  2. Pingback: Crítica do filme Transcendence | Blog do Mauro Pichiliani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *