Mal de Parkinson e projeto HTMA

5834306-depressed-elderly-man-sitting-all-alone-health-problemsRecentemente fiquei sabendo de um parente que apresentou um sintoma muito comum de pacientes com o mal de Parkinson: o tremor de mãos. Depois de pensar um pouco sobre isto aproveitei esta notícia ruim e a transformei em uma oportunidade para criar um projeto chamado HTMA.

Em 2013 eu participei de um concurso da Intel chamado Intel RealSense App Challenge. O objetivo deste concurso era desenvolver alguma ideia com uma câmera 3D fornecida pela Intel. Já escrevi aqui no blog um post sobre o projeto que desenvolvi chamado Double Hands.

FiguraModoOposicaoNo ano seguinte houve uma nova edição deste concurso. Como fui um dos dez ganhadores da edição anterior fui convidado para uma trilha especial chamada de embaixadores. Desta vez haviam cinco categorias na qual o projeto poderia ser enquadrado e decidi que desenvolveria outro projeto aplicando a tecnologia na área médica. Me concentrei em um sintoma comum presente em quem sofre do mal de Parkinson ou outras doenças: o tremor dos grupos de músculos da mão.

O meu projeto se chama HTMA (Hand Tremor Measurement Application – não confundir com HTML!) e ele tem o objetivo de fornecer dados precisos sobre o tremor da mão, dedos e pulso. Com a tecnologia do SDK e a câmera é possível fazer esta medição precisa que pode ajudar no acompanhamento de tratamentos, diagnóstico e ainda fornecer dados para futuros produtos voltados para os pacientes. Além de enviar o software para a organização do concurso eu também gravei o vídeo abaixo explicando um pouco melhor sobre o projeto. Os slides estão aqui.

A organização do concurso resolveu premiar as melhores ideias de cada categoria antes mesmo da avaliação final do concurso. Fui um dos escolhidos e, como prêmio, ganhei um minicomputador NUC da Intel que é muito bom . Ainda estou aguardando o resultado final, mas acredito o melhor prêmio é a sensação que, mesmo com um protótipo de um projeto simples, consegui fazer alguma contribuição para auxiliar quem possui sintomas semelhantes ou sofre da terrível doença que é o mal de Parkinson.



Esta entrada foi publicada em Apresentação, Programação, Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Mal de Parkinson e projeto HTMA

  1. Pingback: Oi, sou uma API. Veja aqui como me usar melhor | Blog do Mauro Pichiliani

  2. Pingback: Oi, sou uma API. Veja aqui como me usar melhor -

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *