Meus cursos em vídeo aulas

cursos-gratuitos-em-video-aulas

Deste 2008 produzo cursos no formato de vídeo aulas em português para a DevMedia e em inglês para o Mr. Bool. No começo entranhei um pouco e tive diversas dificuldades técnicas para montar este conteúdo com uma qualidade de vídeo e áudio que seja, no mínimo, razoável para quem está assistindo. Comecei gravando conteúdo relacionado com banco de dados em português e segui explorando outros tópicos como programação Java e desenvolvimento para dispositivos móveis. Já até gravei cursos em inglês sobre o MongoDB, um banco de dados NoSQL. Bem, segue abaixo a lista de cursos em vídeo aula que já produzi com alguns comentários. Para assistir a maioria dos cursos é preciso adquirir créditos no sistema da DevMedia, mas existem alguns que estão disponíveis gratuitamente.

Curso de Administração do SQL Server 2005. 51 vídeo aulas em 15 horas com término em 12/2008. Este foi o primeiro curso que produzi e no começo tive alguns problemas com a qualidade de áudio de vídeo, porém estes detalhes não atrapalham o acompanhando do conteúdo.

Curso PL/SQL básico no Oracle 10g no Windows. 26 vídeo aulas em 8 horas com término em 7/2009. Neste curso são explicados os principais comandos PL/SQL utilizados no Oracle 10g no Windows e é um dos meus cursos em vídeo aulas mais populares. Todos os scripts com as instruções foram disponibilizadas para download auxiliando o acompanhando do curso.

Curso OLAP como SQL Server 2008. 30 vídeo aulas em 10 horas com término em 5/2010. Este é um curso que sempre quis fazer, mas nunca tive muito tempo. Resolvi arregaçar as mangas e tentar inovar, pois é raro encontrar material passo a passo sobre OLAP em vídeo aulas. Tive um cuidado especial para disponibilizar os dados, modelos e exemplos originais utilizados no curso.

Curso de Refactoring com Java. 33 vídeo aulas em 9,5 horas com término em 10/2010. A produção deste curso foi um verdadeiro desafio, pois a comunidade de Java é muito criteriosa e detalhista. No final, este é um dos cursos que mais me orgulho, pois segue uma metodologia de estudo de caso e consegui mostrar, na prática, como aplicar quase todas as principais refatorações clássicas. Outro destaque é que este curso é inovador e raramente encontra-se material sobre este tipo de assunto no formato de vídeo aulas.

Mini-Curso de OLAP Open Source (Mondrian) em inglês. 13 vídeo aulas em 4 horas com término: 3/2011. Este foi o primeiro mini-curso que produzi (apenas 13 aulas) e sobre outro assunto relativamente difícil de encontrar. Contudo, o curso ficou muito legal e é disponibilizado gratuitamente no site Mr. Bool.

Curso de Administração básica do Oracle 10G Express no Linux. 31 vídeo aulas em 9 horas com término em 8/2011. Este foi o segundo curso de Oracle que produzi e, de longe, o curso que mais me deu trabalho. Destaco que trabalhar com o Linux e administração do Oracle requer um grande conhecimento e tive que aprender muito para entregar este material, mas com certeza valeu a pena.

Mini-Curso sobre o MongoDB em inglês. 18 vídeo aulas em 5,5 horas com término: 12/2011. Este segundo curso em inglês, e disponibilizado gratuitamente, é um dos meus materiais mais populares. Em alguns aspectos eu me surpreendi com o MongoDB e notei que existe muita gente procurando material sobre este software e não consegue encontrar. Novamente, são raros os recursos em vídeo que seguem a explicação passo a passo, desde a instalação até a execução de tarefas avançadas no MongoDB.

Curso de desenvolvimento de aplicação na plataforma iOS. 50 vídeo aulas em 15 horas com término em 03/2013. Este foi um curso onde tive que aprender muito sobre o desenvolvimento na plataforma iOS, mas valeu a pena. Apesar de estar um pouco desatualizado (o curso é focado no SDK 4.0) é possível aprender diversos conceitos importantes para quem quer criar aplicações no iPod, iPhone e iPad. Destaque para a disponibilização de todos os exemplos prontos (projetos, código fonte, imagens, ícones, etc) utilizados nos exemplos do curso.

Mini-Curso de desenvolvimento web na plataforma Sharepoint 2010 em inglês. 23 vídeo aulas em 6 horas com término: 3/2013. Este foi um curso que surgiu da falta de mão de obra especializada em Sharepoint no Brasil. O curso e disponibilizado gratuitamente e contém lições na utilização do Sharepoint como usuário e também como desenvolvedor, incluindo acesso a APIs e desenvolvimento com o Visual Studio.NET.



Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a Meus cursos em vídeo aulas

  1. Thiago Martins disse:

    Boa noite!

    Sr. Mauro, como faço para adquirir suas vídeos aulas?

    Atenciosamente,

    Thiago martins

  2. pichiliani disse:

    Thiago,

    A vídeo aulas dos cursos que produzo são comercilizadas pela DevMedia.Dê uma olhada no link abaixo para ver como adquirir créditos e assistir às aulas:

    http://www.devmedia.com.br/creditos/

    Mauro Pichiliani

  3. Maxwell disse:

    Sr. Mauro, boa tarde!

    Gostaria de adquirir o conteúdo de suas aulas

    Curso de Administração de Banco de Dados com SQL Server, só que a DevMedia não está mais trabalhando com pacote de horas, mas com assinaturas “ANUAIS”. Eu optei por esse site, justamente porque achei o conteúdo dos seus videos bastante interessante, porém não sei se é viável pagar uma assinatura anual de R$ 838,00 onde só iria desfrutar dos seus videos.

    Será que há como você disponibilizar esse conteúdo para mim, porém com um valor mais acessível? Você ministra curso de Administração de SQL Server 2014 em algum lugar de SP?

  4. pichiliani disse:

    Maxwell,

    Bem, infelizmente não posso vender o conteúdo das vídeo aulas, pois o direito autoral sobre eles é da DevMedia. No momento não estou ministrando nenhum curso em São Paulo, mas vou te indicar alguns colegas muito bons.

  5. Maxwell disse:

    Mauro,

    Muito Obrigado, Fico aguardando seu contato. Houver algum conteúdo sobre Administração de SQL Server, ficarei agradecido.

    Att.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *