Minha App na hackathon da Ford na #cpbr8

B93X8G / Luminous Keyboard Recentemente eu participei da Hackathon (maratona hacker) promovida pela Ford na Campus Party 8. Neste post vou falar um pouco sobre o projeto que apresentei e que me garantiu o segundo lugar na competição.

Sleepy_Programmer_by_Veritude

Eu já tinha participado de uma hackathon antes, mas esta foi a primeira vez que tive que desenvolver uma App em 24 horas sem dormir. Para quem não sabe como foi o evento, recomendo uma olhada no vídeo abaixo que explica um pouco melhor os detalhes e regras deste concurso.

Logo que o evento começou eu já tive um problema sério: a fonte do meu PC desktop que levei começou a soltar muita fumaça e pegar fogo. Eu tinha levado um desktop como backup e nos dias anteriores ao evento eu o pluguei nas tomadas das bancadas da campus Party que eram 110V. Contudo, ninguém me avisou com antecedência que as tomadas das bancadas da área reservada pela Ford eram 220V…Mas não teve problema, pois o meu PC desktop era um backup e eu ainda tinha o meu notebook e o NUC que ganhei da Intel.

Falando sobre a tecnologia, basicamente deveríamos desenvolver uma aplicação para a plataforma Android ou iOS que se comunicasse com o computador de bordo do carro da Ford. O nome do sistema é AppLink e foram liberadas alguma torres com o sistema para testarmos o que foi desenvolvido.

O primeiro passo foi configurar o ambiente e testar com a aplicação do tipo Hello World disponibilizada no SDK. E neste momento muita gente teve dificuldade, principalmente devido à falta de documentação e problemas para conectar a torre de teste via bluetooth com o dispositivo móvel escolhido. Depois de muitas, mas muitas horas mesmo consegui terminar o protótipo da minha App, que se chama Car Data Applets. Abaixo segue a apresentação do projeto.

Como de costume, fiz algo diferente do que a maioria das pessoas faz. Ao invés de criar uma App que resolvia um problema em um contexto específico eu propus um marketplace de scripts (chamados Applets) que permitiriam qualquer pessoa facilmente criar, compartilhar, comprar e vender pequenos Applets que interagem de uma forma ou de outra com o carro.

A grande ideia que tive foi descrever que os Applets seriam criados facilmente com regras do tipo SE… ENTÃO…, onde diversos dados poderiam ser lidos como variáveis e ações poderiam ser executadas de acordo com valor desta variáveis.

Durante as apresentações eu vi muitos projetos legais e notei que o pessoal dali se esforçou muito, mas muito mesmo. No final das contas, quando fui conversar com os outros participantes, notei um certo desapontamento com o resultado, especialmente devido à falta de reconhecimento do esforço. Mas, no geral, posso dizer que esta foi uma ótima experiências, apesar de muito cansativa.

Quem se interessar e desejar participar de uma hackahton recomendo uma boa olhada neste e neste links, que fazem o trabalho de compilação destes eventos. Para dicas e relatos recomendo este, este e este links que podem ajudar muito quem nunca participou deste tipo de evento.



Esta entrada foi publicada em Apresentação, Evento, Programação e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Minha App na hackathon da Ford na #cpbr8

  1. Primeiro parabéns pelo resultado. Apesar de nunca ter participado de um hackathon, com certeza é bem interessante para pelo menos conhecer e testar a tecnologia, que as vezes pode estar um pouco fora de alcance, como comprar um carro.

  2. Pingback: Avaliação do novo Ford Ka | Blog do Mauro Pichiliani

  3. Eliane Saluto disse:

    Gostei muito do seu post. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *