Podcast vending machine

Recentemente estive andando de metrô em São Paulo e reparei que algumas vending machines, aquelas maquinhas super práticas de venda automática de qualquer coisa (no melhor estilo japonês), estavam vendendo livros a preços baixos ou mesmo permitindo que o consumidor indicasse quanto queria pagar. Bem, como estou ligado à cena de podcasts com o DatabaseCast pensei: e se houvesse uma vending machine de podcasts???

Ahh, como assim??? Podcast não é de graça? Bem, deixe-me explicar melhor a ideia. O conceito é disponibilizar gratuitamente alguns podcasts em lugares estratégicos onde a pessoa vai ter que fazer uma longa viagem ou mesmo ter que esperar um bom tempo. Algo como rodoviárias, aeroportos, filas do INSS, eventos como a Campus Party ou mesmo o festival YouPix.

Nestas vending machines o consumidor teria um visor para escolher quais podcasts ele desejaria baixar. A transmissão poderia ser feita de três maneiras: via bluetooth, diretamente através de um cabo USB disponibilizado pela vending machine, ou através de um acesso a link disponibilizado pela pequena rede Wi-fi da máquina. Também haveria a possibilidade da máquina captar os dados do Dropbox do usuário e gravar lá os podcasts que ele escolher.

Contudo, é preciso pensar em um modelo de negócio para a máquina. Além de permitir a colocação de propaganda na sua estrutura e durante a tela de acesso enquanto ninguém está utilizando, há o clássico modelo de permitir ao usuário escolher o quanto quer pagar pelo(s) podcast(s), cujo valor seria devidamente repassado aos produtores do conteúdo. Adicionalmente a máquina também permitiria a venda de pen drives já com os episódios escolhidos. Também há como vender fones de ouvidos e outros itens relacionados tais como adaptadores de tomada, capinhas para smarphones, etc. A máquina automaticamente teria o endereço do feed RSS de diversos podcasts e faria o download dos últimos episódios sem a necessidade de manutenção no local.

Do ponto de vista da especificação do hardware pensei em utilizar o computador de baixo custo Rapsberry Pi, como a figura abaixo mostra. Além disso, também seria necessário um hub USB com 8 portas: teclado para interação como usuário, adaptador bluetooth, adaptador para rede 3G para acesso a internet via rede celular, cabo USB com uma ponta fêmea para conectar o dispositivo do usuário e  uma HD de 1 TB para armazenar os podcasts. Também seria necessário conectar o Rapsberry Pi diretamente em um roteador Wi-Fi para criar uma pequena rede de acesso. Para apresentar as informações com os usuários teríamos um monitor conectado na porta HDMI que exibiria as vitrines dos podcasts e também listas de episódios e programas mais populares.

Bem, esta é a ideia. Não sei desenhar muito bem, mas gostaria de pedir para os leitores desenhos conceituais ou mesmo opiniões sobre este projeto. No momento não tenho muito tempo disponível para tocar esta ideia e fica livre para qualquer um que quiser fazer acontecer através de algum crowd funding da vida, tipo Kickstarter. E você leitor, o que achou da ideia?



Esta entrada foi publicada em DatabaseCast, Podcast e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *