Quando sai a nova versão?

FiguraCapa_DatasVersoesQuem trabalha com banco de dados precisa saber quando a nova versão do software é liberada. Neste post apresento algumas respostas para esta pergunta baseado nos lançamentos oficiais de novas versões de banco de dados.

Os softwares de banco de dados geralmente seguem uma linha muito ‘tradicional’ de atualização, ou seja, novas versões não são liberadas em curtos período de tempo. Existem vários motivos para isso, inclusive já discutidos no episódio do DatabaseCast que falou sobre atualização de versão . Contudo, qual é mais ou menos o tempo esperado para o lançamento de uma nova versão?

Antes de responder a esta pergunta é importante destacar que existem diferentes maneiras de classificação de versões (e edições) de cada produto de banco de dados. Para montar o gráfico de começa este post eu considerei apenas as versões major, ou seja, as principais verões. Eu também analise os principais SGBD relacionais Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL e o banco NoSQL voltado para documentos MongoDB.




Em geral, a média de lançamento de uma nova versão de banco de dados é de aproximadamente dois anos. Porém pode-se notar que alguns bancos de dados são mais constantes e frequentes em seus lançamentos, como é o caso do PostgresSQL.

É complicado afirmar uma tendência e dizer que os lançamentos estão mais próximos um dos outros ou se alargando, pois isso depende muito de cada banco. Porém, pode-se notar que os bancos de dados classificados como software livre analisados (MySQL, PostgreSQL e Mongo) possuem uma leve tendência a lançar mais versões, provavelmente devido ao envolvimento e engajamento da comunidade. Por outro lado, o Oracle é o que demora mais para lançar as versões majors, porém ele possui um ciclo constante de atualizações nas versões menores.

De qualquer forma, é importante saber mais ou menos quando um banco de dados (e seus concorrentes de mercado) lançam suas novas versões. Em geral, um anúncio da nova versão é feito com antecedência e é comum encontrar programas de fornecem acesso a versões beta ou release candidate antes do lançamento oficial da nova versão. Este tipo de acesso ajuda muito a lidar com modificações, novas funcionalidades e recursos depreciados (deprecated) incorporados na nova versão.

Esta entrada foi publicada em Carreira, Programação e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Quando sai a nova versão?

  1. Acho que SGDBs livre seguem a filosofia “Release early, release often” (vide https://en.wikipedia.org/wiki/Release_early,_release_often) onde o método de desenvolvimento é ágil, em contraste com o software proprietário. Releases mais frequentes são mais fáceis de estabilizar, entram menos funcionalidades em cada release. Algumas funcionalidades no PostgreSQL como o Standby, levaram vários releases para incorporarem tudo. Desta forma, depois de alguns meses do lançamento, já é possível adotar em produção com segurança. O PostgreSQL 9.5 foi lançado em janeiro. Em fevereiro já saiu a primeira correção, o 9.5.1. Provavelmente no 9.5.2 já seria seguro colocar em produção para ambientes críticos. Já o Oracle 9.1, 10.1, 11.1 e 12.1 são consideradas versões instáveis. Os DBAs experientes esperaram o lançamento do 9.2, 10.2 e 11.2 para migrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *