Recomendação de curtas de ficção científica

http://nkabuto.deviantart.com/art/Underwater-Cyberpunk-City-367533228

http://nkabuto.deviantart.com/art/Underwater-Cyberpunk-City-367533228

Sempre fui um fã de ficção científica, em particular dos temas cyberpunk e space opera. Apesar de consumir filmes, livros, seriados e games com esta temática, ultimamente tenho encontrado bons exemplos de SciFi em um formato pouco popular: os curtas metragens.

Pesquisando no YouTube sobre pequenos filmes de SciFi encontre muita coisa legal. Neste post vou sugerir alguns curtas de ficção cinetífica que, no meu ponto de vista, não deixam nada a desejar em relação a grandes obras cinematográfica

1) O segundo renascer I e II (Animatrix) Figura2_SecondRenascenceEstes dois curtas já são considerados clássicos e exploram muito bem um futuro provável onde a relação de humanos com robôs (e computadores em geral) nem sempre é muito amigável. É interessante notar o ponto de vista destes dois curtas tanto como ‘pano de fundo’ para os filmes da trilogia Matix como para discutir escravidão.

2) True Skin Figura3_TrueSkinEste pequeno curta disponível no YouTubeaborda o uso de implantes, realidade aumentada, robôs e outros. É interessante ver como o autor conseguiu fazer um ótimo de trabalho de computação gráfica e efeitos visuais em cima de cenas captadas em diversos locais reais.

3) Live action trailer do jogo Deus Ex Figura4_Deus-Ex-TrailerMuitos games estão investindo cada vez mais em trailer e cutscenes (cinemáticas) que às vezes tomam vida própria e parecem curtas metragens. O destaque deste trailer live action do jogo Deus Ex conta com imagens do próprio jogo e outras (meio perturbadores) para mostrar que nem sempre a tecnologia traz benefícios e implicações positivas.




 4) Memorize Figura5_488915845Outro exemplo interessante de como a tecnologia é o curta Memorize. Neste universo um chip implantado para aumentar a memória gera algumas implicações interessantes relacionadas ao combate. Muito interessante ver como os autores abordam esta questão da memória, apesar do curta conter muitas cenas de ação.

5) Plurality Figura6_577937_459424664074886_1742882865_nEste curta é bem diferente dos demais, pois ele não contém muitas cenas de ação ou efeitos especiais. Por outro lado, o roteiro é muito bem escrito e os diálogos realmente trazem a tona questões sobre identidade, privacidade, segurança e personalidade.

6) Sight Systems Figura7_hqdefault

O Sight Systems mais parece uma propaganda de um dispositivo de realidade virtual, tão presente no início de 2016 por causa das suas possibilidades. O foco aqui é mostrar um pouco como seriam as opções de entretenimento em um futuro próximo, algo que está cada vez mais provável se considerarmos as promessas de certas empresas.

7) Proto Figura8_maxresdefault

O tema do curta Proto envolve a socialização e integração de um robô. Com efeitos especiais bons, recomendo este curta para quem olha para alguns robôs que temos hoje (o ASIMO e o NAO, por exemplo) e imagina como eles podem ser empregados para a realização de certas tarefas que nós, humanos, nem sempre somos muito bons para realizar.

8) Priority One Figura9_hqdefault

A lista de curtas SciFi não poderia deixar de conter um filme com temática futurista e militar. O escolhido aqui foi o Priority One que apresenta alguns conceitos interessantes sobre combate e táticas empregando algum tipo de tecnologia.

9) Airlords of Airia Figura10_maxresdefault

O tema Steampunk ganhou muita popularidade nos últimos anos, especialmente entre aqueles que gostam de SciFi. O curta Airlords of Airia é um bom exemplo de como este tipo de universo foi transportado para dentro de um curta metragem muito interessante.

10) Shifter Figura_Shiftershifter1

Transferência mental, drones, governo opressor e batalha de rebeldes. Estes são os elementos deste curta Shifter que é muito bonito visualmente e que pode agradar os fãs dos temas abordados

11) Trickster Figura11_Trickster_001

Para finalizar esta lista escolhi um outro curta baseado no universo Matrix, porém desta vez produzido por fãs e live action. O que é interessante notar neste curta Trickster é possibilidade técnica e visual de montar efeitos especiais com muito poucos recursos, ou seja, a qualidade visual que não deixa nada a desejar quando comparada com grandes projetos cinematográficos.

Esta entrada foi publicada em SciFi e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *