Retrospectiva de conteúdo em 2015

Figure1Em 2015 eu produzi muito conteúdo para a internet (e para fora dela). Neste post eu vou apresentar os conteúdos que mais gostei de criar.

Para facilitar a apresentação, resolvi dividir em categorias o material que produzi. Infelizmente nem todos estes conteúdos são abertos e disponibilizados gratuitamente, mas certamente eles geraram uma enorme satisfação quando eu vi o resultado final.

Artigo técnico

Em 2015 eu escrevi pouco para a revista SQL Magazine (se comparado com anos anteriores), mas mesmo assim tive alguns artigos que me deram muito prazer em escrever. O destaque vai para o modelo OLAP que montei para visualizar informações de restaurantes. Tive um trabalho relativamente simples para modelar, mas o resultado final ficou muito legal e acredito que pode ajudar muitos pequenos negócios a compreender melhor seus dados.

Post no blog

Os posts aqui no meu blog foram relativamente escassos. Eu cheguei até a fazer um esforço extra e publicar um post por dia durante uma semana, mas definitivamente não conseguir a quantidade e qualidade de conteúdo que planejei para 2015. De qualquer maneira, destaco o post sobre o que esperar de uma API do ponto de vista de um desenvolvedor.

Pocket vídeo

O formato de pocket vídeos que produzo para a DevMedia é muito interessante e até já falei sobre ele aqui no blog antes. Dentre os diversos vídeos que produzi neste formato em 2015, o meu preferido foi aquele que mostrei como comparar strings e realizar o Fuzzy Matching no SQL Server, uma vez que este SGBD não tem recursos próprios muito bons para realizar esta tarefa.

Vídeo aula

Em 2015 eu completei o curso em vídeo aulas sobre o MongoDB para a DevMedia. Dentre todas as vídeos aulas que produzi indico aquela que mais deu trabalho: como fazer o download, instalação e configuração do framework MEAN (MongoDB, Express.JS, Angulas.js e Node.js) junto com a descrição de um projeto MVC simples.

Artigo científico

O melhor artigo científico que produzi em 2015 foi sobre a usabilidade da urna eletrônica brasileira. Além de ter sido um artigo que apresentei em uma conferência internacional e que gerou uma boa discussão, ele permitiu que eu trabalhasse em conjunto com uma colega da área (a @talitapagani). Destaco também que este conteúdo mostra como é importante discutir aspectos importantes relacionados à urna eletrônica que vão além da segurança, impressão de votos e confidencialidade do processo eleitoral.

Episódio do DatabaseCast

Infelizmente em 2015 eu e meu amigo Wagner Crivelini não conseguimos alcançar a meta de 12 episódios do DatabaseCast publicados por ano. Contudo, tivemos vários episódios legais e o que eu mais gostei foi aquele onde conversei com meus colegas Nilton e Marcelo sobre implementação de alta disponibilidade.

Palestra

Todo ano eu faço questão de participar como palestrante em diversos eventos geralmente ligados à comunidade de uma determinada tecnologia. Este ano a minha palestra preferida foi no evento TDC 2015 onde falei sobre como lidar com dados temporais e intervalos com a linguagem SQL. Infelizmente a gravação da palestra não está disponibilizada para todos, mas o slides que utilizei estão neste link.

Projeto

O projeto mais importante na qual trabalhei em 2015 foi, sem sombra de dúvida, a minha tese de doutorado. Já entreguei ela na faculdade e estou aguardando a defesa para poder disponibilizar algum tipo de conteúdo relacionado à pesquisa. Fora isso, também destaco o projeto HTMA que desenvolvi para um concurso da Intel e que me rendeu muitos frutos.



Esta entrada foi publicada em Evento, Programação e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *