DatabaseCast 73: Gestão de mudanças

VitrineDatabaseCast73Olá, pessoal! Neste episódio, Mauro Pichiliani (Twitter | Blog), Wagner Crivelini (@wcrivelini) e o convidado Marcos Poma (marco.poma@gmail.com) se deparam com a gestão de mudanças. Neste episódio você  saber como é conviver com o tradicional e o moderno, fechar o ticket, ter o trabalho pautado por tasks, controlar o dia a dia com o Trello, Jira e GitHub, brigar com o suporte e conviver com o que um consultor externo fala sobre sua empresa.

Livro do banco de dados NoSQL MongoDB escrito pelo Mauro Pichiliani!

CAPA_REDUZIDACompre aqui a versão digital (EPUB) na Amazon. No Clube de Autores temos também a versão digital e impressa.

Segunda turma do curso presencial de introdução ao machine learning com Python ministrado pelo Mauro Pichiliani

Veja aqui mais detalhes da segunda turma do curso presencial de introdução ao machine learning ministrado pelo nosso co-produtor Mauro Pichiliani. Façam logo sua inscrições, pois as vagas são limitadas e estão para acabar!

 



Não deixe de nos incentivar digitando o seu comentário no final deste artigo, mandando um e-mail para  databasecast@gmail.com, seguindo o nosso twitter @databasecast, vendo informações de bastidores e as músicas do programa no nosso Tumblr e curtindo a nossa página no Facebook e no Google+ e assistindo aos nossos episódios no YouTube. Acesse o feed RSS do DatabaseCast neste link.

 

Loja do DatabaseCast no Zazzle

Compre a caneca Datas SQL com a sintaxe para manipulação de datas no Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL! Você também pode comprar a camiseta com estampa fractal Fluxo Matrix e Sonho Fractal diretamente neste link.

feed-rss1Veja no gráfico abaixo a duração e os tempos aproximados de início e fim de cada bloco:

GraficoTamanhoEp73

Veja na tag cloud abaixo a contagem das palavras mais usadas nos e-mails, comentários e tweets do episódio anterior:

TagCloudEp73

Links do episódio:

Play
Esta entrada foi publicada em DatabaseCast, Podcast e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas a DatabaseCast 73: Gestão de mudanças

  1. Itamar Santos de Souza disse:

    Novamente um episódio excelente.
    A princípio imaginei que o assunto fosse um caso fora do contexto tradicional, mas escutando-os vi a correlação do assunto ao que é abordado normalmente nos “podcasts”.
    De certa forma esse episódio teve uma ligação com os temas abordados anteriormente como “Ego e Humildade” (41), “Atualização de Versão” (64) e de certa forma também, creio eu, com “Ética” (36).
    O grau de responsabilidade e comprometimento novamente são fundamentais, e notei que esse processo precisa, assim como qualquer outro, ser levado a sério e delegado a um profissional competente.
    A famosa “re-engenharia”, que a pouco tempo esteve em voga, quando mal conduzida pode colocar a empresa em sérios apuros, e infelizmente já presenciei 2 casos assim.
    Parabéns Wagner Crivelini e Mauro Pichiliani pela escolha do tema e do convidado Marcos Poma, onde novamente demostraram domínio do assunto.

  2. Raphael Sousa disse:

    Ótimo podcast, parabéns pelo tema abordado!
    Gestão de mudanças está cada vez mais presente no dia a dia da TI
    Pra mim que não estou a tanto tempo na área, é bem interessante ouvir a opinião e casos do dia a dia de uma galera bem experiente.

  3. Joao Bras disse:

    Parabéns pelo episódio sobre GMUD.

    Mas acredito que faltou abordar sobre Database Refactoring para ambientes 24×7 e para empresas que usam deploy contínuo, nestes casos como ficaria a GMUD ?

    Pois pelo que vejo nestes casos não teria como ter o famoso comitê!
    Não consigo enxergar como entraria a GMUD já que tudo é automatizado, desde o deploy, testes e migrations.

    Abs!

  4. marcelo disse:

    Olá Mauro e Wagner.

    Obrigado por mais um episódio excelente.

    Parabéns pela escolha do tema. GMUD é um tema corajoso e assim como as boas práticas da ITIL e/ou ITSM, devem ser conhecidas por qualquer profissional de T.I.

    Aproveito o gancho do episódio para sugerir o tema de segurança da informação em banco de dados.

    Abraços.

  5. Luiz Vitor disse:

    Ótimo tema escolhido! Parabéns Mauro e Wagner!

    Todo mundo já passou por algum tipo de mudança e se ainda não passou, esse dia com certeza irá chegar kkk. Em alguns projetos que participei, notei que a parte de comunicação com as pessoas afetadas pelo projeto as vezes deixava a desejar, devido ao foco no desenvolvimento e no curto prazo de entrega.

    Os conceitos da ITIL podem ajudar bastante nas mudanças, assim como nos problemas e incidentes que podem ser gerados após a implantação. Indico a certificação ITIL V3 para qualquer profissional na área de TI, sendo um possível diferencial em entrevistas de emprego.

    Sobre as ferramentas citadas, utilizo o Trello e acho muito útil e simples para controlar as atividades do dia a dia, e até mesmo atividades pessoais e tópicos para estudar posteriormente.

    Um grande abraço.

    Luiz Vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *